Cobec Construtora

Desde 1982 construindo o melhor para sua família

Notícias / Artigos

CASA FEITA DE MATERIAL RECICLADO É IMPRESSA NA CHINA

06-05

Na China, uma casa feita de material reciclado foi erguida por uma impressora 3D capaz de construir paredes de concreto literalmente imprimindo camada por camada, no mesmo tipo de procedimento que já vem sendo adotado para se fazer diversos pequenos e médios objetos. A boa notícia é que o custo destas residências é bem menor, se comparado a uma casa tradicional.

A ideia é que se possa desenvolver de projetos que aproveitem materiais de construções antigas, gerando menos desperdício e barateando o custo. Dessa forma, essas casas poderão ser acessíveis também às classes mais baixas da população.

A impressora, de 6,7 metros de altura, foi desenvolvida pela construtora Winsun, na China, mais precisamente na cidade de Xangai e usa uma combinação de cimento e fibra de vidro reaproveitados de outras construções para imprimir as paredes, o que gera também baixo custo (a parede erguida pela impressora custa metade de uma convencional). No primeiro teste foram construídas 10 casas em apenas 24 horas.

O Reciclado é oportunidade para o Brasil

O resultado ainda não é muito estético, mas pode ser a solução para países com grandes déficits habitacionais, como o Brasil.

Casa feita com material reciclavel na China

Fonte: Eco Casa

Voltar